Síndrome do Impacto do Ombro

A Síndrome do Impacto do Ombro acontece quando o espaço que existe entre o acrômio e o úmero, espaço por onde passa o manguito rotador (conjunto de 4 tendões) com a bursa (membrana que funciona como amortecedor e lubrificante para diminuir o atrito entre o tendão e o osso) fica mais estreito, causando irritação e inflamação nessas estruturas.
Sintomas:
Os principais sintomas da Síndrome do Impacto do Ombro são:
- Dor nos ombros ao movimentar os braços esticados para cima da cabeça (movimento de abdução e elevação);
- Limitação de movimentos;
- Inchaço (Edema);
- Perda de força;
- Mudanças no contorno dos ossos.
Diagnóstico
Para realizar o diagnóstico da Síndrome do Impacto do Ombro, o primeiro passo é procurar um Ortopedista especialista em lesões de Ombro. Após a avaliação clínica, o médico solicita alguns exames de imagem para confirmar ou descartar a presença da doença, tais como:
- Ressonância Magnética: Avalia tanto os ossos quanto os tendões e inflamações;
- Raio-X: Ajuda a descartar outras causas de dor nos ombros, como artroses e tendinites simples. Também facilita para identificar mudanças no contorno dos ossos;
- Ultrassonografia: Avalia o grau de inflamação e se há alguma lesão do tendão do manguito rotador.
Tratamento
O tratamento para a Síndrome do Impacto do Ombro varia de acordo com cada paciente e o estágio da doença. Em alguns casos, basta realizar uma reabilitação física aliada à medicação adequada para diminuir a inflamação. Além disso, diminuir o esforço físico e fazer fisioterapia também pode ajudar a tratar e a prevenir o problema.
Em quadros graves, como os crônicos (com duração entre 3 a 6 meses) e em que o paciente não responde bem à medicação ou aos tratamentos, a cirurgia pode ser necessária.
O procedimento é realizado com o auxílio de uma câmera (artroscopia) e tem como objetivo aumentar o espaço por onde passa o tendão, afinando o osso acrômio (acromioplastia).
Além disso, também é removida parte da bursa inflamada. Procedimentos complementares podem ser realizados no tendão do bíceps ou em algum tendão do Manguito Rotador.
RECUPERAÇÃO
Depois da cirurgia, o paciente deve utilizar uma tipoia por 1 a 2 semanas e, logo em seguida, iniciar a reabilitação. Geralmente, leva de 2 a 4 meses até que se obtenha alívio completo da dor, mas em alguns casos, a sensação dolorosa pode passar dos 6 meses.
A Primazie conta com um Ortopedista especialista no diagnóstico e no tratamento clínico/cirúrgico da Síndrome do Impacto do Ombro! Entre em contato conosco e agende uma avaliação.
Outras especialidades

Nutrição

Ortopedia

Pneumologia

Urologia

Coloproctologia
conheça Nosso
Ortopedista
Dr. Bruno Brabo
Medicina do esporte
CRM-SP 137052
RQE 40522
RQE 77281
Estrutura completa
para cuidar de você




Agende sua consulta com
um dos especialistas Primazie.