Artrose de joelho

O paciente que apresenta artrose avançada do joelho e que não alcança um alívio da dor mesmo com todas essas intervenções é um candidato ao tratamento cirúrgico. Em geral, o tratamento cirúrgico no paciente mais velho e que apresenta artrose avançada, é realizado com prótese total do joelho.
Saiba mais sobre como tratar a artrose do joelho
Primeiramente, todo paciente com osteoartrose dos joelhos deve ser educado quanto ao seu diagnóstico. O médico precisa entender quais são as expectativas do paciente para aí então discutir formas de tratamento. O paciente, por sua vez, precisa se livrar de algumas informações erradas e mitos ao redor desse diagnóstico que acabam dificultando o seu tratamento. Dessa maneira, o manejo terapêutico desse problema muito comum dos joelhos torna-se mais simples e se estabelece uma relação de confiança entre o médico e o paciente.
De modo geral, o tratamento conservador (não-cirúrgico) da osteoartrose do joelho se divide em medidas terapêuticas não-farmacológicas e farmacológicas. As medidas não farmacológicas são de extrema importância para o tratamento da osteoartrose dos joelhos. As duas principais medidas a serem realizadas incluem o exercício físico para o fortalecimento muscular e a perda de peso, quando indicada. Essas medidas ajudam a aliviar os sintomas a longo prazo e prevenir danos maiores na articulação. Em geral, os exercícios mais indicados são os aeróbicos de baixo impacto e o fortalecimento muscular de membros inferiores. Os exercícios na água também são úteis, principalmente naqueles com osteoartrose mais avançada.
Em combinação com as medidas não-farmacológicas, e principalmente quando o paciente não consegue alívio dos sintomas apenas com o exercício e a perda de peso, pode ser necessário algum tipo de medicação. As medicações também podem ser indicadas em caso de osteoartrose mais avançada pois o controle da dor muitas vezes não ocorre apenas com os exercícios e a perda de peso. São muitas as opções farmacológicas terapêuticas que podem ser usadas, apesar de que nem todas as opções disponíveis tem boas evidências de benefício ao paciente. O paciente deve consultar seu médico a respeito de que medicação usar. Além de medicações por via oral, as infiltrações de corticóide no joelho também podem ser usadas, principalmente naqueles casos selecionados e resistentes a outras terapias.
O paciente que apresenta osteoartrose avançada do joelho e que não alcança um alívio da dor mesmo com todas essas intervenções é um candidato ao tratamento cirúrgico. Em geral, o tratamento cirúrgico no paciente mais velho (acima de 60 anos) e, que apresenta osteoartrose avançada, envolve a realização da prótese total do joelho.
Outras especialidades

Nutrição

Ortopedia

Pneumologia

Urologia

Coloproctologia
conheça Nosso
Ortopedista
Dr. Bruno Brabo
Medicina do esporte
CRM-SP 137052
RQE 40522
RQE 77281
Estrutura completa
para cuidar de você




Agende sua consulta com
um dos especialistas Primazie.