Fraturas da Clavícula
Quadro clínico e exame ortopédico inicial:
Essas fraturas podem acontecer por dois mecanismos: o indireto e o direito. O indireto é o mais comum e ocorre quando o trauma na face lateral do ombro for mais forte do que a carga suportada pela clavícula. Agora, examine a sua clavícula! Verá como ela fica exposta, proeminente e com pouca proteção na parte anterior do ombro. É por esse motivo que ela está em risco de sofrer lesões também por trauma direto. Os sintomas são dor, dificuldade de movimentar o braço, o braço geralmente fica colado ao corpo para alívio da dor, deformidade ao nível da clavícula e estalidado na tentativa de movimentar o membro. Geralmente apenas o rx simples da clavícula e do tórax são suficientes para o diagnóstico. Apenas para fraturas mais complexas da clavícula faz-se necessário a utilização de tomografia computadorizada.
Tratamento
A maioria das fraturas da clavícula podem ser tratadas sem cirurgia. Realizando apenas o uso de medicações analgésicas e imobilização com tipóia e/ou imobilização em 8, e um período de 6 há 8 semanas são o suficiente para o tratamento. Algumas fraturas da clavícula têm indicação precisas de tratamento cirúrgico. Portanto, esse tipo de fratura deve ser sempre acompanhado por um ortopedista e de preferência com especialidade em ombro.
Reabilitação
Após o período de imobilização e consolidação completa da fratura, deve ser feita uma reabilitação com fisioterapia para a recuperação completa e mais rápida da função do membro acometido. Nos pacientes que foram submetidos a cirurgia, também é necessário a realização de fisioterapia pós-operatória para reabilitação completa do paciente.
Outras especialidades
Nutrição
Ortopedia
Pneumologia
Urologia
Coloproctologia
conheça Nossos
Ortopedistas
Dr. Bruno Brabo
Medicina do esporte
CRM-SP 137052
RQE 40522
RQE 77281
Dr. Lauro Costa
CRM-SP 144455
RQE 84446
Estrutura completa
para cuidar de você
Agende sua consulta com
um dos especialistas Primazie.