Urologia >

Laparoscopia

Tal qual a cirurgia robótica, a laparoscopia é uma forma de tratamento cirúrgico que necessita de pequenas incisões. Por meio delas são inseridos pequenos aparelhos (portais) que proporcionam ao cirurgião a capacidade de realizar todo o procedimento sem necessitar de contato direto com os órgãos internos. Com auxílio de uma câmera que é acoplada a um sistema de fibras óticas e estas a um monitor, visualizamos toda a cavidade abdominal. Este processo possibilita uma magnificação de até 20 vezes, o que facilita a visão das estruturas e órgãos a serem abordados.
Imagem Laparoscopia

A principal função da laparoscopia é evitar as grandes incisões na barriga. Desta forma, é possível proporcionar um conforto maior no período pós cirúrgico. A utilização de medicamentos analgésicos é menor, assim como cicatrizes menores, inclusive com benefícios estéticos.

Nesta modalidade cirúrgica utilizamos instrumentos mais delicados, e com isso a manipulação dos órgãos internos é mais suave com menores chances de lesões e sangramento, o que diminui as necessidades de transfusões de sangue.

Com tantas vantagens já citadas, o paciente fica menos tempo internado e se recupera de uma forma mais rápida, ou seja, sua volta às atividades da rotina pode ser bem mais precoce, com segurança.

Utilização da Laparoscopia

Assim como na cirurgia robótica, a laparoscopia é muito requisitada para tratamentos de cânceres urológicos, pois pela via laparoscópica podemos retirar tumores na próstata e rim, com todos os benefícios desta via.

Sobre os tumores renais: a retirada somente do nódulo ou apenas de parte do rim é hoje o tratamento considerado padrão-ouro. Com isso, é possível ter um grande benefício não apenas à preservação da função renal, mas também ao evitar doenças crônicas em longo prazo, como a insuficiência renal e hipertensão arterial. Para isso, a laparoscopia e a cirurgia robótica são amplamente utilizadas com ótimos resultados.

As técnicas minimamente invasivas – laparoscopia e robótica – também são utilizadas para remover tumores malignos da próstata, a denominada prostatectomia radical. Neste caso é possível fazer exatamente a mesma operação que é feita com corte, porém com pequenas incisões. Os resultados funcionais são parecidos aos conquistados com a cirurgia com corte, seja em relação à manutenção da potência sexual e perdas urinárias (incontinência urinária). Sobre o controle urinário, há tendência de recuperação mais rápida da continência usando a via laparoscópica, e ainda um pouco superior utilizando o robô. Novamente com todos os outros benefícios destes métodos.

Outras especialidades

Imagem Nutrição

Nutrição

Imagem Ortopedia

Ortopedia

Imagem Pneumologia

Pneumologia

Imagem Urologia

Urologia

Imagem Coloproctologia

Coloproctologia

conheça Nosso
Urologista

imagem-destaque-paulo-primazie

Dr. Paulo Maron

Urologista

CRM-SP 133073
RQE 76145

Estrutura completa
para cuidar de você

Com um ambiente harmonioso, a clínica tem o propósito de acolher nossos pacientes da maneira mais agradável possível para que se sintam seguros e confortados; desta forma, a resposta ao tratamento torna-se mais eficaz e satisfatória.
Ícone Reembolso Médico
Reembolso Médico
Ícone Atendimento humanizado
Atendimento humanizado
Ícone Próximo à estação Paraíso
Próximo à estação Paraíso

Siga-nos
nas redes sociais!

Imagem Post Exercícios Físicos
Imagem Post Conheça a Clínica
Imagem Post Checkup Cardiologico
Ícone Agendamento
Cuide bem de você!
Agende sua consulta com
um dos especialistas Primazie.