Vasectomia
Consiste na interrupção da passagem do esperma e espermatozoides por meio dos seus canais – ductos deferentes (bilaterais). A cirurgia é feita através de incisão(ões) no escroto.
O que você precisa saber ANTES da cirurgia:
Preparo: jejum de 8h. Aparar os pelos da região (não raspar).
Local: apesar da vasectomia poder ser realizada até no consultório, o nosso diferencial está no conforto e segurança do paciente. Desejamos uma experiência positiva em todas as cirurgias. Por esse motivo, realizamos todas as nossas vasectomias com uma equipe completa, em ambiente hospitalar, com controle de infecção adequado. Chegar 2 a 3 horas antes do horário agendado, para internar.
Internação: curta duração, variando de 6 a 12 horas, em média.
Anestesia: local e sedativos*.
*Sabemos da preocupação do paciente que irá realizar um procedimento em uma região íntima e delicada. Deste modo, SEMPRE contamos com a presença do anestesista da equipe para minimizar qualquer manifestação de estresse e ansiedade.
Desejamos que se sinta seguro!
O que você precisa saber APÓS a cirurgia:
Curativo: retirar em 24h após o procedimento. Realizar cuidados diariamente conforme receita médica. LIMPAR ADEQUADAMENTE! Usar o suspensório escrotal por 15 dias.
Alimentação: habitual do paciente.
Afastamento: 3 a 5 dias.
Repousopequenos esforços podem ser realizados em 24 a 48h. Evitar maiores exercícios ou esforços no mínimo por 20 dias, ou até cicatrizar por completo.
Repouso sexual: 10 dias – Após este período a relação sexual protegida/masturbação deve ser estimulada.
ATENÇÃO: manter cuidados contraceptivos até segunda ordem!
Espermograma após:2 a 3 meses será realizado o exame para confirmação quanto à esterilidade.
Aspectos legais e éticos:
É imprescindível conhecer o artigo 10 da Lei nº 9.263/96, que trata dos termos relativos aos processos contraceptivos e planejamento familiar.
Segue abaixo:
- em homens ou mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;
- Risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório e assinado por dois médicos.
A legislação federal impõe como condição para a realização da esterilização cirúrgica, o registro da expressa manifestação da vontade em documento escrito e firmado, após a informação a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes.
A legislação federal estabelece, ainda, que, em vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.
Fonte: www.drpaulomaron.com.br
Outras especialidades
Nutrição
Ortopedia
Pneumologia
Urologia
Coloproctologia
conheça Nosso
Urologista
Dr. Paulo Maron
Urologista
CRM-SP 133073
RQE 76145
Estrutura completa
para cuidar de você
Agende sua consulta com
um dos especialistas Primazie.